Depressão Infantil: conversar é importante para que o sentimento não fique reprimido

depressao-infantil

Dicas contra depressão infantil

Eu tenho certeza que você nunca assistiu um vídeo com uma criança de 6 anos dando dicas contra depressão infantil. A Rafaela é a primeira a fazer isso, pelo menos eu nunca vi uma criança fazer um vídeo sobre isso. Ela sabe do que está falando, afinal perdeu a mãe com 5 anos de idade.

Certo dia, percebi que a Rafa estava chorando enquanto brincava sozinha no quarto. Brincava de boneca, de mãe e filha, quando começou a ficar muito triste.

Quando a criança está muito triste, não deve ficar sozinha. A tristeza pode piorar. “Rafa, vem brincar perto de mim” – eu disse sem demonstrar minha preocupação. Depois fiz algumas perguntas entre uma conversa e outra.

Eu achava que a tristeza pela perda mãe já não existia mais, mas estava errado. Infelizmente, o luto é assim. Uma música, uma foto, um momento de brincadeira, podem trazer a saudade de volta.

Uma dica contra a depressão infantil: estimule seu filho a conversar com você.

Outra forma que eu encontrei para que falasse sobre seus sentimentos (muitas vezes reprimidos porque não quer demonstrar tristeza) são os vídeos que fazemos juntos, assim ela fala do assunto brincando. Claro que é uma forma pessoal que encontrei, mas não sou psicólogo, não tem nada de científico nisso, embora eu aacredite que deveria ser estudado por especialistas.
É muito importante que você comente sobre o vídeo. A ideia é trocar experiências sobre o assunto depressão infantil e como evitá-la.

Depressão Infantil. A Rafa dá duas dicas para as crianças não ficarem tristes com a perda da mãe ou do pai.

Salvar

Salvar

No vídeo acima, ela fala da maneira que encontrou para sair da tristeza. Não é a dica de um especialista, mas de uma criança de 6 anos, no entanto é importante para conhecermos o ponto de vista da criança que está passando pela fase do luto e encontrou uma maneira de superá-lo.

Aqui vão duas dicas da Rafaela contra a depressão infantil:

1) faça desenhos quando você estiver triste com saudades da mãe ou do pai;

2) brinque com seus amigos.

Consultar um psicólogo especializado em depressão infantil é a forma mais correta para saber como lidar com o sentimento da criança, mas acredito que quem está passando por isso deve trocar experiências para que possamos entender melhor o que é o luto e como podemos combater a depressão.

Curta o canal sobre o tema AQUI , dessa forma o vídeo sobe algumas posições no YouTube e mais pessoas poderão ser ajudadas e relatarem suas experiências.

Comente!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Depressão Infantil: conversar é importante para que o sentimento não fique reprimido

Comente o artigo

%d blogueiros gostam disto: