HEI DE VENCER

Quando eu era criança, minha mãe me deu um quadrinho de madeira, bem brega, com as seguintes palavras "HEI DE VENCER". Ela me deu sem dizer nenhuma palavra. Guardei com muito carinho. Levei a sério cada letra e seu significado. Quando minha mãe morreu, esse quadro brega, de madeira, desapareceu. Misteriosamente, o quadrinho brega da minha infância e adolescência reapareceu no quarto do meu pai. Reapareceu em destaque em sua mesa, ao lado da sua cama. O quadrinho brega, feio, mas repleto de significado, que me ajudou na minha complexa infância e adolescência (assim como…
read more

O BRINQUEDO SPINNER É PERIGOSO?

O brinquedo SPINNER é perigoso? É o assunto do momento aqui em casa depois do acidente que ocorreu na escola da minha filha Rafaela. Um dos colegas cortou o rosto quando brincava com o brinquedo "assassino". Resolvi fazer uma pesquisa em sites de notícias mais confiáveis. No site G1 tem uma reportagem bem interessante, aliás, várias reportagens! O artigo diz que tem muito SPINNER sem o selo do Inmetro. É aí que mora o perigo! Sem o selo, o produto não é confiável e não pode ser comercializado. O estabelecimento que estiver vendendo o SPINNER…
read more

O luto infantil – olhar de um professor

Quando me perguntaram se poderia escrever sobre o luto infantil com um olhar do professor, através das minhas vivências nos espaços escolares e as relações com as crianças que perdem seus pais, confesso que senti uma lembrança viva que ainda não superei: a dor da perda. Primeiramente, é preciso ressaltar que eu sou uma profissional da educação que trabalho com aquilo que chamo de emoção. Hoje me reconheço como aquela professora afetiva, sensível e acolhedora. Existem diferentes “perfil” de professores, inclusive aqueles que não se envolvem emocionalmente com seus alunos, sua função unicamente é lecionar…
read more