Como ensinar a criança a orar

Como ensinar a criança a orar se eu não sou uma pessoa com fé? Será realmente importante a criança orar antes de dormir?

Não precisei ensinar minha filha a orar para sua mãe, ela faz isso naturalmente, como uma conversa entre as duas. Às vezes, conversa com o retrato que está fixado na parede de seu quarto, outras vezes, deita na cama, fecha os olhos e fala baixinho, quase sussurrando, mas, se está braba comigo, fala alto e reclama de mim para sua mãe.

Não tenho religião, mas acho importante que ela reze para mãe, é uma forma de expressar seus sentimentos e sentir-se mais segura, principalmente na hora de dormir, quando está mais sensível e a saudade aperta seu coração.

Quando completou seis anos, foi para uma escola católica. Pela primeira vez, conheceu a história de Jesus. Algum coleguinha disse: “se não tiver Jesus no seu coração, você será uma pessoa má”.

Chorou muito! Acreditou que se tornaria uma criança maldosa porque, até aquele momento, não conhecia a história de Jesus e, portanto, não o tinha em seu coração. Gravei seu depoimento sobre fé no PodCast “Jesus no Seu Coração”, foi ela quem pediu para gravar. A Rafaela é assim, gosta de expressar seus sentimentos.

 

Como ensinar a criança a orar se você não é uma pessoa religiosa

Posso dar minha opinião como pai viúvo, mas por favor, não siga isso como uma regra porque não sou uma pessoa espiritualizada nem professor de catequese.

Acredito que devemos deixar a criança usar suas próprias palavras, sem orações decoradas. Quando orar? Quando ela estiver com vontade ou convidá-la para orarem juntos antes dormir.

Preste atenção no que a criança pede nas orações. Certa vez, a Rafa disse que queria que a mãe voltasse para o planeta Terra. Prontamente, argumentei que isso não era possível, que as pessoas quando vão para o céu não voltam mais, mas ficam próximas da gente em pensamento.

Se você segue alguma religião, peço a sua ajuda e escreva aqui embaixo seu depoimento sobre como ensinar a criança a orar.

 

 

 

 

4 comentários em “Como ensinar a criança a orar”

  1. Muito lindo o jeito de sua filha falar (orar) para a mamãe dela.

    Eu sou católico, minha esposa era catequista de crianças da idade da sua filha. Ela faleceu a quase 4 meses, nossa filha a Ana Luíza tem 02 aninhos.

    E ensino para ela que a mamãe virou um anjo e foi informado haverá morar com o Papai Do Céu (Deus) que de lá ela está sempre olhando e o os ajudando…

    Responder

Deixe um comentário