A crise de ansiedade no luto é tão comum que alguns estudiosos do comportamento humano afirmam que deveria fazer parte dos estágios do luto, embora as etapas do luto não sejam aceitas por todos os psicólogos.
Posso descrever a ansiedade no luto muito bem, afinal vivi a dor da perda e o desespero de um futuro incerto depois do falecimento da minha esposa. Como se não bastasse a morte repentina da minha mulher, vítima de meningite tipo C, tive que enfrentar a dúvida de que eu e a minha filha teríamos contraído também a bactéria da meningite.
Tivemos que aguardar dez dias, o tempo de incubação da bactéria, para sabermos se tínhamos contraído a doença. Com todos esses problemas, começamos a ter ataques de ansiedade que descreverei a seguir.
Antes de continuar sua leitura, sugiro a aquisição do livro (ebook + vídeos) abaixo “Como Lidar Com o Luto”:
Eu estava com sintomas de crise de ansiedade e não sabia
Nós, homens, achamos que somos fortes emocionalmente. Acreditamos que podemos resolver tudo sozinhos, sem precisar dividir nossa dor com outras pessoas.
Não compartilhar nossas emoções atrapalha, aumenta a ansiedade e acaba por refletir fisicamente em nosso corpo. Nos primeiros meses após a perda da minha mulher, comecei a apresentar alguns sintomas os quais descobri, somente anos mais tarde, que eu estava tendo uma crise de ansiedade no luto.
Veja alguns deles:
• Insônia
Dormir era difícil. Não adormecia porque os pensamentos mudavam rapidamente. Perguntas ocupavam a minha mente. Todas sem respostas sobre o passado e sobre o futuro. Com o tempo, percebi que se eu conseguisse manter a mente focada em apenas um pensamento tranquilo, eu adormecia mais rapidamente.
Imaginava estar em um local agradável onde eu gostaria de estar. Um lugar tranquilo, com temperatura agradável, alegre e iluminado. Esse local era uma praia com um mar calmo, poucas pessoas na areia, crianças brincando. Pensava estar caminhando na areia até chegar a uma esteira estendida no chão
Ficava lá, deitado, às vezes sentado. Focava nos detalhes: sons de crianças brincando ao longe, um pássaro ciscando na areia molhada da praia seguindo o movimento da onda que avançava e recuava, um vendedor de balões coloridos. Tudo bem piegas, confesso, mas acalentador. Dessa forma, apaziguava minha mente e eu adormecia.
• Zumbido
Era muito estranho. Bastava eu entrar no carro e começar a dirigir que um zumbido no ouvido surgia. O som desaparecia assim que desligava o carro. Fiquei com esse sintoma durante meses.
Descobri que o zumbido no ouvido é um dos sintomas da crise de ansiedade, como descreve o Dr. Paulo Mendes Jr.(1), médico otorrino de Curitiba/PR, em seu vídeo no YouTube.
Dr. Paulo ensina como controlar o zumbido passo a passo:
- inspire pelo nariz por 5 segundos;
- prenda a respiração por mais 5 segundos;
- solte a respiração lentamente pela boca também por 5 segundos.
Repita, em sequência, os 3 passos acima por 5 vezes.
• Sudorese e respiração ofegante
Costumo dizer que os pais vivem seus lutos e os lutos de seus filhos. Sofremos com a nossa ansiedade no luto e a ansiedade de nossos filhos.
Certa vez, minha filha estava sozinha no quarto enquanto eu preparava o almoço. Percebi que ela estava muito quieta e resolvi chamá-la para saber como ela estava. Quando chegou perto de mim, notei que a blusa estava molhada da suor, rosto vermelho e a respiração ofegante. Perguntei o que havia acontecido, respondeu-me que estava pensando na mãe e ficou nervosa.
Conversar é sempre bom. Certa vez ouvi um psicólogo especializado em luto dizer: “não sofra sozinho”. Compartilhar os seus sentimentos com outras pessoas é importante para enfrentarmos a passagem pelo luto.
O que dizem os especialistas sobre a crise de ansiedade no luto
Um luto nunca é igual ao outro. Quando perdi minha mãe, foi terrível, mas quando perdi minha esposa, foi doloroso demais. Exigiu de mim uma responsabilidade a qual jamais havia passado: eu tinha que cuidar sozinho da minha filha de apenas 5 anos.
Criei este blog, um canal no YouTube para eu expor meus sentimentos, entrevistei e fui entrevistado por psicólogos de várias partes do país. Estudei o assunto luto, sobre inteligência emocional, resiliência, filosofia. Estudei sobre a ansiedade no luto e aprendi muito. Veja o que dizem os especialistas.
9 sintomas de crise de ansiedade no luto segundo os especialistas
Para os especialistas, um pouco de ansiedade (2) faz parte do processo do luto e desaparece à medida que o enlutado assimila a perda do ente querido. A crise de ansiedade é um agravamento da ansiedade dita “normal”. Veja os 9 sintomas:
1- Preocupação excessiva
2- Inquietação
3- Cansaço
4- Dificuldade de concentração
5- Irritação
6- Insônia
7- Tensão muscular
8- Fobias
9- Ataque de pânico: falta de ar, dor no peito, sensação de asfixia, náusea, tontura, sensação de frio ou calor e medo de morrer
Crise de ansiedade no luto
Quem são as pessoas mais propensas ao transtorno de ansiedade no luto
Quando a dor da perda se torna muito intensa e por muito tempo, pode ocorrer o que os psicólogos denominam de Luto Complicado.
No Luto Complicado, o comportamento comum aos enlutados nos primeiros meses de luto, como foco na perda do ente querido, dificuldade em aceitar a morte, comportamento anti-social, entre outros, são exacerbados e não evoluem para a aceitação da perda.
10% a 20% dos casos de luto não seguem o processo normal de aceitação da perda
Pessoas diagnosticadas com o Luto Complicado podem apresentar transtornos de ansiedade e precisam de tratamento médico. Segundo estudos (3), 10% a 20% dos casos de luto não seguem o processo normal de aceitação da perda e que pais e cônjuges são os mais afetadas com a perda do familiar. Concluiu-se que essas pessoas são fortes candidatos ao Luto Complicado.

Como tratar o transtorno de ansiedade
Na persistência desses sintomas descritos, o enlutado deve procurar ajuda profissional de psicólogo especializado ou psiquiatra. Além de medicamentos que podem ser receitados, o aconselhamento e suporte irão ajudá-lo a recuperar seu senso de controle, acalmar o pensamento ansioso e administrar os sintomas.
No fim deste artigo, há um link para acesso a um ebook e aulas dividas em 4 módulos que ajudarão você a lidar com o seu luto.
Dicas de ouro para lidar com seu luto!
Viva um dia de cada vez. Aprenda a controlar seus pensamentos negativos e fantasiosos sobre um futuro que ainda não aconteceu. Foque no presente e, quando acordar, não fique na cama se lamentando. Levante com disposição, faça o que você tem que fazer, concentre-se nas suas tarefas diárias e seja grato por estar vivo.
Referências:
(1) https://www.youtube.com/watch?v=yoo7gEFYN4Q
(2) https://www.psycom.net/anxiety-complicated-grief/
(3) https://enfrente.com.br/luto-natural-x-luto-complicado/
Amenize a sua dor aprendendo a lidar com o luto
A tristeza do luto é tão grande que chamamos de “dor”.
Clique na imagem abaixo para adquirir o livro com vídeos e me ajudar a manter este site.